sexta-feira, 6 de março de 2009

ONDE É QUE EU JÁ VI ESTE FILME?

Diploma universitário de Sarkozy posto em causa

A Universidade de Nanterre divulgou hoje um comunicado para assegurar que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, tem um diploma de terceiro ciclo em ciências políticas, um título posto em causa por um professor que é docente na universidade.
"Contrariamente ao que alguns sites da Internet afirmam desde 02 de Março", a universidade "precisa que segundo os seus arquivos, regularmente conservados pelo serviço de diplomas, o júri do DEA de sistemas e estruturas políticas aprovou com a menção 'muito bom' o estudante Nicolas Sarkozy de Nagy", assegura um comunicado da Paris X-Nanterre.
Num texto divulgado por sites da Internet da Fundação Copernic, um grupo de reflexão antiglobalização, e do site de informações Mediapart, Alain Garrigou, professor de ciências políticas em Nanterre desde 1992, levantou dúvidas sobre a obtenção do DEA (diploma de estudos aprofundados) que aparece no curriculum vitae oficial do presidente francês.
Garrigou afirma que, segundo as suas investigações, Nicolas Sarkozy foi "suspenso" durante a primeira sessão de provas do diploma, em Outubro-Novembro de 1979, e que a acta da deliberação da segunda sessão, em Fevereiro de 1980, "desapareceu dos arquivos da universidade".
O texto de Alain Garrigou, que se intitula "Sarkozy e a universidade, a vingança pessoal de um tolo", foi escrito por ocasião do conflito que opõe o chefe de Estado aos professores-investigadores, mobilizados contra uma reforma do seu estatuto.
Paris X precisa que Nicolas Sarkozy "não passou duas provas da primeira sessão de 06 de Novembro de 1979", antes de ser aprovado em Novembro de 1980.
Mas Garrigou considerou que o desmentido não é "convincente".
"A segunda sessão do DEA realizou-se em Fevereiro de 1980. O candidato em causa não pode passar a sua sessão em Novembro de 1980 (…) ou então é a confirmação que há graves irregularidades", declarou à agência noticiosa francesa AFP.

Diário Digital

Sem comentários: