segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A AVALIAÇÃO DOS PROFS É UM "CASO DE SUCESSO GOVERNAMENTAL"


Casos de sucesso governamental!

Há 15 dias, Sócrates acusara Jerónimo de Sousa de esconder ou desvalorizar os casos de sucesso do Governo na defesa do emprego. Dizia Sócrates que os comunistas nem reconheciam a exemplar intervenção na Qimonda!
A vida mostrou que a acusação de Sócrates escondia uma trágica falsidade. A realidade encarregou-se (mais uma vez) de desmentir o primeiro-ministro: a casa mãe da Qimonda tinha afinal requerido falência, pondo em risco a unidade de Vila do Conde e o sustento de quase duas mil famílias. Esta é a medida da propaganda dos casos de sucesso de José Sócrates…
Exige-se que o Governo faça o que já devia ter feito. Exige-se bem mais do que simples retórica, bem mais do que anúncios avulsos de meios financeiras ou a aceitação acrítica de planos empresariais. Exige-se uma intervenção concertada ao mais alto nível que viabilize a Qimonda, que assegure os postos de trabalho ou ao menos garanta a unidade de Vila do Conde. Exige-se, num plano mais geral (perante o encerramento diário de empresas ou despedimentos colectivos como o de 123 trabalhadores do grupo Controlinveste - incluindo mais de 60 jornalistas), que o Governo finalmente reconheça a validade das propostas que temos feito para aumentar as condições de acesso e o valor do subsídio de desemprego, prolongando ao mesmo tempo o direito ao seu benefício.

2. Outro caso de sucesso do Governo é a avaliação dos professores! Alberto Martins e membros do Governo clamaram vitória por terem rejeitado mais uma proposta para suspender o actual modelo. Na AR, quem ganhou pode ter sido o PS e o Governo; na verdade, quem perdeu foi o país, a escola pública e os seus professores e alunos. O PS ganhou, por isso o Governo pode continuar com o falso diálogo, a chantagem, a ameaça de processos disciplinares ou exclusões de carreira, pode até hipotecar o actual ano lectivo. Afinal, o PS conseguiu o principal - pôr na ordem a sua maioria absoluta.

Sem comentários: